Muitos fatores fazem o Brasil ser um país com pouca relevância na venda de carros elétricos. O preço elevado é o principal deles, já que não há modelos por menos de R$ 160 mil à venda. A limitada rede de recarga também está entre as principais barreiras, mas solução para essa expansão está dentro do próprio país: geração de energias renováveis.
Fabricantes como a BMW e Volvo, e empresas como ABB, Enel X e Estapar, estão investindo bastante em eletropostos nos últimos anos. Atualmente, o país tem perto de mil pontos de recarga no Brasil, distribuídos em postos de gasolina, shoppings, supermercados e estacionamentos, principalmente.
“A infraestrutura é sem dúvida um problema para a venda de carros elétricos no Brasil. Nos últimos anos, pontos de recarga foram instalados, inclusive em rodovias, principalmente no trecho Rio-São Paulo. E algumas fabricantes estão se esforçando para fazer o mercado crescer, mas há falta de incentivo do poder público e pouco se fala em energias renováveis”, explica Fábio Delatore, professor do departamento de Engenharia Elétrica do Centro Universitário FEI.
A venda de carros novos no Brasil caiu 26,6% em 2020 na comparação com 2019, com números de 1.950.889 unidades, contra 2.658.692, respectivamente. Claro que essa queda foi por conta dos impactos da pandemia. Mas, se olharmos para o mercado de elétricos e híbridos, o cenário é totalmente oposto.
Foram 19.745 carros elétricos e híbridos vendidos em 2020, representando um aumento de 66,5% em relação a 2019, quando 11.858 unidades foram comercializadas. Para o padrão brasileiro o número é ótimo, mas em termos de representatividade global, não há muita expressão.
O segmento, que totaliza 42.269 carros, considerando elétricos e híbridos, já representa 1% do total da frota brasileira. E a tendência é crescer.
Uma pesquisa da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) prevê que em 2030 o Brasil terá nada menos do que 80 mil pontos de recarga para carros elétricos no Brasil. Entretanto, um aumento tão expressivo assim nos leva a pensar: como alimentar energeticamente tantos veículos elétricos na rede de energia?
Frederico Marion Madeira, engenheiro automotivo especialista em carros elétricos, que faz mestrado na Alemanha, lamenta que o Brasil não tenha incentivo para os elétricos e ressalta um ponto chave que o território brasileiro leva vantagem em relação a talvez todos os países europeus, e praticamente todos no mundo.
Fonte: Auto Esporte